Uma âncora de 4,5 milhões

Em uma negociação numa feira, um vendedor coloca um preço no produto que quer vender. Ele sabe que o cliente não vai pagar aquele preço, mas joga para o alto. Esse valor chutado tem um nome: âncora. A âncora é um número usado para marcar uma referência. Vira um parâmetro. A grosso modo*, quanto mais alta a âncora inicial, mais alto vai ser o preço final que o consumidor vai pagar. Por exemplo, se o preço inicial de uma maça é R$ 10, o cliente sai satisfeito pagando R$ 2. Se pedem R$ 5, R$ 2 não vão agradar o comprador.

Mesmo se a âncora for completamente aleatória e gratuita, ela influencia as pessoas.

No livro Thinkg, Fast and Slow, o prêmio Nobel Daniel Kahneman dedica um capítulo à âncora. Foi lá que eu soube da existência desse conceito. Ele dá vários exemplos de como o mecanismo funciona.

A Parada Gay já existe há 16 anos. Estamos acostumados a ouvir que ela quebra recordes sucessivos de público –1 milhão de pessoas, 2 milhões e, em 2011, chegou a 4 milhões. Foi quando começaram a achar estranho.

Neste ano o Datafolha foi medir a população da Parada de uma maneira mais detalhada. Chegou a um número 16 vezes menor do que o divulgado pela organização: 270 mil, em comparação aos 4,5 milhões oficiais. Os organizadores ficaram revoltados com os 270 mil. Acham que isso é desabonador (o que é uma bobagem: 270 mil são 3,3 Maracanãs entupidos de gente).

A revolta com o dado pode ser por que a âncora para esse valor girava em torno dos milhões, e é difícil acreditar que ela era aleatória e gratuita. Mas era. Quem estima a população desses eventos é a organização, que bate o olho e solta um número de uma forma impulsiva. Ou a PM (se você tivesse um cálculo difícil para fazer, consultaria um policial para fazê-lo?).

* Me disseram que “A grosso modo” está errado. Eu ia só trocar para “Grosso modo” na frase, mas depois resolvi deixar errado e remetar para uma correção.

Deixe um comentário

Arquivado em Economia, Estatística

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s