Vício em adrenalina

Há um tempo passou um filme em que o Leonardo DiCaprio interpretava um ladrão de sonhos. Ele conseguia entrar no inconsciente da pessoa enquanto ela dormia, e daí levava fórmulas secretas ou coisas desse gênero.

Por essa lógica, era possível entrar em um sonho dentro de um sonho. E assim havia múltiplas cenas de ação concomitantes, em lugares completamente diferentes (na neve, numa cidade grande indefinica, num castelo medieval chinês, etc).

Basicamente, a ideia dos sonhos serve para mostrar um monte de cenas de ação. Se o espectador é fã dessas cenas, é um filmaço. Eu acho cena de ação um porre, aquelas em que o mocinho quaaaase não consegue escapar, mas no finzinho escapa, depois de uns três ou quatro problemas inesperados.

The Tiger’s Wife apareceu em várias listas de melhores ficções de 2011. Quase sempre faziam menção à pouca idade da autora, que tinha 26 quando publicou o livro.

Chama-se Téa Obreht a moça. É a cara da Geisy Arruda, aquela do vestido rosa choque. Mas chega dela. Vamos lá pro livro.

Me lembro um pouco o filme com o Leonardo Dicaprio. Tem ação nos Balcãs no entreguerras, durante a Segunda Guerra, na Iugoslávia, na guerra da Bósnia, no pós guerra da Bósnia; ação com tigres, com caçadas de ursos, ciganos, delinquentes que têm a desculpa que uma guerra pode acabar com a cidade a qualquer momento; tem ação no estilo realismo fantástico, no estilo “pessoa normal confrontada com situação anormal” e mais aventura deve aparecer nos 30% que restam para eu terminar.

O livro é bom.

Mas tava aqui pensando, como os romances contemporâneos são entupidos de adrenalina, não? Sem trocadilho, essa ação toda está começando a cansar.

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Vício em adrenalina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s