China no Brasil

China in Ten Words é uma compilação de dez artigos sobre a China escritos por um dos maiores romancistas vivos do país, o Yu Hua.

Ele parece obcecado com as diferenças e semelhanças entre a China da Revolução Cultural e a atual. “Irmãos”, ficção que li dele, também trata disso.

Ao ler o livro, eu comparava tudo o que ele dizia sobre a China com o Brasil, e acho que nenhum leitor que não seja chinês evita essas comparações.

Pegue a atual febre por consumir dos chineses. O Yu Hua credita isso a uma falta quase total de consumo nos anos anteriores à abertura. Ele usa a metáfora de um balanço de criança –quanto mais alto vai para um lado, mais alto vai para o outro, também.

É um pouco do que vivemos aqui, também, com a tal nova classe média (não aguento mais ouvir isso). Claro, por motivos inteiramente diferentes e numa proporção muito menor, mas isso é nítido, em qualquer canto do país.

Outra coisa: os memes. Uma das palavras que o Yu Hua descreve é “bamboozle”. Já há uma imprecisão na tradução do chinês para o inglês. Pela descrição, talvez o ideal seja “malandro”. Na verdade, seria mais um verbo, como “malandrear”.

O mais legal é como essa palavra em chinês ficou famosa no país: um comediante de TV a popularizou e mudou o sentido dela (antes era alguma coisa como se equilibrar de pé numa canoa). Quando eu era moleque, foram incontáveis as novas palavras ou expressões que apareciam na TV e entravam na moda, e ainda hoje surgem algumas assim. Menos, é verdade (a internet virou a grande geradora dessas expressões).

Deixe um comentário

Arquivado em Yu Hua

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s