Palpite que vale dinheiro

Situação hipotética: antes do jogo, comentaristas de futebol dão palpites sobre qual será o resultado. Nenhum deles acerta. Por isso, eles criticam o campeonato, que não é estável.

Pode parecer surreal, mas juro que li uma reportagem assim. Só que não se tratava de futebol, e de economia. Não vou dizer onde isso foi publicado.

Uma das funções do Banco Central (na verdade, do Copom) é determinar a taxa de juros básica, a Selic. Como todo mundo sabe, muitas consultorias vivem de palpitar sobre o que o Banco Central deverá (ou deveria) fazer. Essas consultorias preveem, antes das reuniões do Copom, qual deverá (ou qual deveria) ser o destino da Selic.

A lógica dessa reportagem era bastante tortuosa. Dizia que na gestão Tombini o nível de acerto é menor do que na gestão Henrique Meirelles. E o fato de as consultorias estarem errando mais implica em mais inflação.

Ah, claro, as consultorias estão errando por uma falha do novo Banco Central! O BC é mais imprevisível e dá poucos sinais (única crítica com a qual concordo, o presidente deveria dar uma entrevista coletiva logo depois da reunião do Copom).

No Brasil, a taxa básica começou a ser determinada a cada mês e meio. Antes era apenas um mês. Os analistas usam as atas das reuniões passadas para tentar adivinhar o que o Copom vai fazer. Acontece que em um mês e meio muita coisa pode ter mudado. E a ata da reunião passada ficou velha demais! A reportagem, claro, não mencionava isso.

Não gosto de metáforas futebolísticas, mas essa é bastante propícia. Há diferenças, claro. Os comentaristas esportivos que palpitam qual será o resultado do jogo não têm conflitos de interesses – para eles, pouca coisa muda se o Corinthians vence, empata ou perde do Palmeiras. Mas essas consultorias ganham (ou perdem) dinheiro se a Selic sobe, fica igual ou baixa. E isso deve ser mais explicitado.

Deixe um comentário

Arquivado em Banco Central, Economia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s