Uma amante uzbeque

“Diplomacia Suja” é a história de um ex-embaixador da Grã-Bretanha no Uzbequistão. Aparentemente, trata-se de uma ditadura que desrespeita gravemente os direitos humanos e que dá pouca liberdade religiosa. Uma sociedade bastante machista, na qual policiais estupram mulheres com bastante frequência. A economia bagunçada não permite que se façam negócios com a mínima confiança.

Mas por ser um lugar estratégico – faz fronteira com o Afeganistão – e por ter gás e petróleo, é (ou melhor, foi) apoiada pelos EUA e pelo Reino Unido.

O autor do livro, o ex-embaixador Craig Murray, confrontou o próprio governo e fez oposição ao regime do ditador Karimov. Isso é o mais importante do livro. As histórias de corrupção, crimes e abusos de poder são realmente impressionantes, curiosas, tristes e às vezes até um pouco folclóricas.

Mas o mais legal, aquilo que eu, como leitor, mais fiquei interessado, é a história dele com uma “dançarina” de boate.

Craig Murray foi para Tashkent com a mulher e os filhos. Apesar disso, manteve várias amantes – algo que, ele salienta, sempre fez. Uma delas foi a uzbeque que ele conheceu numa boate. Num dos momentos mais nonsense do livro, a esposa o confronta e pede para que escolha com qual das mulheres ele vai ficar. Ele pede que ela “seja mais razoável”, já que ele não poderia fazer isso.

No fim, ele escolheu a dançarina, com quem vive hoje na Inglaterra. Essa matéria maldosa do Daily Mail a descreve mais ou menos como uma “estrategista para subia na vida”.

O livro é bem legal, mas podia ser um pouco mais curto – tem mais de 400 páginas, e cansa.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s