Truques internacionais

Um garoto engraxate avisa ao turista que o sapato dele está sujo. O gringo olha e nota que é verdade, tem uma meleca no sapato, e sim, o garoto pode limpar. Quando cobra? 20? Parece justo, ainda não se sabe direito quanto valem as coisas aqui.

Copacabana, certo? Eu mesmo já fui “vítima” – andava pelo calçadão com uma sandália de couro falso. Não notei em que momento o garoto conseguiu colocar a substância no meu calçado. Bem, leia esse parágrafo aqui:

“(…) a autora passava por baixo de uma ponte em Nova Déli, na Índia, e um homem a avisou que havia cocô na parte de cima do seu sapato. Com uma caixa de engraxate, ele se ofereceu para limpar o sapato. Prestativo e simpático, faturou uma boa gorjeta. Pena que o dejeto havia sido atirado do alto da ponte por um cúmplice.”

Peguei esse texto do blog do Maurício Stycer. Ele comentava o livro “101 Lugaras Para Não Conhecer Antes de Morrer”. (Link aqui.)

Outro golpe: o turista, homem, desacompanhado ou em um grupo pequeno, conhece uma garota num bar. Ela lhe dá atenção, eles conversam, e, no meio do papo, a nativa pede que o estrangeiro lhe pague um drinque. Ele topa, diz que ela pode pedir para o garçom. Quando chega a conta o estrangeiro descobre que aquele drinque custa uma fortuna, uns US$ 100. Diz que não vai pagar, que aquilo é um absurdo, que a garota e o bar estavam mancomunados, etc… Mas não tem jeito, ele acaba deixando uma grana no lugar.

Fui alertado sobre esse golpe no meu guia turístico de Budapeste. Dois japoneses que estavam hospedados no mesmo albergue que eu caíram no conto (os vi na recepção do “hostel”, pedindo ajuda para chamar a polícia).

Aparentemente, esse é outro golpe internacional. Em Tasquent, capital do Uzbequistão, acontece a mesma coisa. Soube disso no livro “Diplomacia Suja”, no qual um ex-embaixador do Reino Unido na cidade conta sua história.

Esse é um detalhe mínimo do livro, que é bastante interessante. Amanhã textinho sobre o livro.

Deixe um comentário

Arquivado em Craig Murray, Golpes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s