Honra teu pai me deixou nervoso

Eu, como qualquer outro ser humano, gosto de tramas de polícia e bandido e da máfia. Há anos queria ler Honra Teu Pai, do Gay Talese. Comprei a versão do Kindle e terminei na semana passada. Trata-se da história verídica da decadência de uma família de mafiosos de Nova Iorque, os Bonannos.

O protagonista é o primogênito do primeiro chefe do clã. No começo do livro, a família já enfrenta duas frentes de batalha. Uma contra a justiça, que começou a se preocupar mais com o crime organizado depois de um período de relativa “calmaria”. A outra contra uma dissidência interna e chefes de outras famílias. Ou seja, os Bonanno estavam encurralados.

Sumi, ninguém viu!

No começo do livro o patriarca é sequestrado. O Gay Talese é minucioso. O Bonanno pai é levado por dois homens na porta do prédio do advogado dele. O filho fica um pouco perdido. Depois de um ano e meio, o pai reaparece, mas não dá explicações sobre o período de ausência. Eu, leitor, fiquei babando de vontade de saber o que aconteceu com o sequestrado.

Se você quer ler o livro e não quer saber o que acontece, pare de ler aqui.) Sabe o que aconteceu? O Gay Talese não conta! Você vai até o fim do volume e não descobre. É isso o que acontece. Só num posfácio ele relata o paradeiro do Bonanno pai – e ainda assim passa batido, rapidinho, como se esse fosse um detalhe do início do romance. Não é.

O foco do escritor é a “família física”, e não os negócios, o que também pode ser um pouco frustrante. Eu sou louco para saber os detalhes de como os mafiosos ganhavam dinheiro, de como lavavam, etc. Não tem nada disso.

Mesmo assim é um livro bacana. A história é sobre a máfia, mas também é sobre a decadência. O “Honor Thy Father” do título é bem apropriado. Para o Bill Bonanno, protagonista, nada além do reconhecimento do pai importava. Mas é nítida a falta de traquejo dele para ser chefão de máfia. E ele acaba passando por momentos bastante humilhantes, que são bem descritos e bem tristes.

Deixe um comentário

Arquivado em Gay Talese, Honor Thy Father, Máfia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s