Netherland, o romance do entediado

Netherland (no Brasil, Terras Baixas), do Joseph O’Neill, é um livro sobre um estado de espírito, o da indiferença. Tem uma história, claro, mas a apatia do narrador/personagem é o mais importante do romance. Logo depois do 11 de setembro, ele é abandonado pela mulher.

Sua diversão é o críquete. Nos EUA, esse é um jogo de imigrantes, principalmente de antigas colônias inglesas na Ásia. Por aí a novela oferece um pouco do “multiculturalismo” que está tão na moda. O narrador veio da Holanda. A ex-mulher dele da Inglaterra. Ele conhece um turco que mora no mesmo hotel que ele (o Chelsea), e que se veste de anjo. O narrador ainda tem um caso curto com uma descendente de jamaicanos. E começa a andar com um juiz de jogos de críquete que veio de Trinidad e Tobago.

Naipaul

Ramkissoon? Não? Quem é Naipaul?

Esse juiz é a grande curiosidade do livro. O narrador se sente atraído por ele, e é carregado para cima e para baixo pelo imigrante que parece ser a pessoa mais empolgada do mundo. Com esse personagem, o narrador se enfia em ambientes cada vez mais estrangeiros. Ele conhece um sócio do tal juiz, um judeu da Moldávia, e também um guru indiano, eles se encontram em restaurantes paquistaneses, enfim, parece “Where in the World is Carmen Sandiego”.

Em Nova Iorque, além do 11 de setembro, tem um apagão geral (e uma festa na cobertura do Chelsea), o holandês e o Chuck Ramkissoon se embebedam num evento de críquete, eles vão para a sauna da máfia russa, depois recolhem dinheiro num jogo de apostas parecido com o jogo do bicho. E, durante todos esses acontecimentos, o narrador está alheio, vai se deixando levar. As várias descrições de nuvens no romance não são gratuitas.

Deixe um comentário

Arquivado em Joseph O'Neill, Netherland

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s