Onde achar música

Não dá mais navegar no Myspace. Tá um lixo. Abandonado, desistiram dele. Um dó, porque era uma ótima ferramenta para conhecer bandas novas. Dava até para tentar engatar uma conversa com alguns dos caras – e era assim que eu conseguia mandar perguntas para o Dominódromo, quando fazia umas entrevistas curtas para o blog.

Antes do Myspace, o meu lugar preferido para conhecer bandas novas era o Epitonic. Esse Epitonic era o maior site de música alternativa lá por 2003. Eles disponibilizavam alguns MP3s e também músicas em streaming. A receita era misturar rock alternativo “clássico” (Beat Happening, Swans), novidades novíssimas (na época, Blonde Redhead, Animal Collective), um pouco de free jazz, música eletrônica “difícil” e bandas (ou cantores/as) de países “fora do eixo”. De repente o site parou de ser atualizado. Não sei o que aconteceu. Voltou remodelado faz alguns meses. O site está legal, e tem pelo menos uma banda brasileira, o Some Community, aqui de São Paulo.

Também dá para achar canções do Some Community no Bandcamp. O Bandcamp é legal, mas acho meio ruim para navegar. Tem muitas bandas, mas acho que tem pouca coisa da banda. No Myspace elas tinham a opção de colocar pelo menos umas fotos e uma biografia e a gente podia ver quem eram os “amigos” deles. Isso é tudo secundário, mas eu gosto.

Bem, claro, fora isso, tem os blogs. Aqui uma listinha dos meus preferidos:

Awesome Tapes From Africa: É isso mesmo que o nome diz. Música africana, sem distinção de qual região do Continente.

Avalanche Tropical : Relativamente novo, tem pinta de quem não gosta de definições simples como esta, mas vou tentar fazer uma mesmo assim. Dedicado às canções realmente alternativas do terceiro mundo.

Gorilla vs Bear: Meu preferido faz algum tempo. O blog costuma dar alguns “furos” (como se postar um vídeo clipe alguns minutos antes do resto do mundo fosse um Watergate, hahaha).

Dominódromo: Assim como o GvsB, o melhor do Dominódromo é o bom gosto dos editores!

Altered Zones: Nunca entendi direito qual a relação desse blog com o Pitchforkmedia. Acho que é um lugar onde os empregados do site famoso escrevem sobre artistas pequenos demais. Enfim, foi lá que conheci Maria Minerva e já sou grato.

Deixe um comentário

Arquivado em Música

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s