Um micro micro administrador

Essa foto é velha, de 2006.

Tô lendo um livro de ensaios da Zadie Smith chamado Changing my Mind. É bem legal. Alguns textos eu já conhecia (como o da Libéria).

Gosto dela. Não só dos livros dela, mas do jeito meio moderno, turbante na cabeça, cosmopolita, cidadã do mundo (de família jamaicana, cresceu em Londres, mora em Nova Iorque). Gosto desse multiculturalismo pop, que também é servido pelo Junot Díaz e, provavelmente, por vários outros autores. Tô falando só daqueles que conheço.

Os romances da Zadie Smith são divertidos. A linguagem é simples, os momentos engraçados te pegam, as referências culturais estão por toda a parte e também servem para que você (eu, no caso) se identifique.

Tem uma coisa bastante frustrante nos dois livros que li (White Teeth e On Beauty). O plote desanda. De repente se cria uma situação improvável e meio ridícula. Mas ridícula sem querer. Ela escreve a história à medida que essa se desenrola. Quando ela começa, não sabe como vai terminar.

Suspeitava isso e confirmei lendo o livro de ensaios. Ela define escritores como “macro planejadores” e “micro administradores”. Os primeiros são aqueles que, antes de escrever uma linha, já sabem como começa e como termina o enredo – eles podem mudar depois, mas a diferença é que os “micro administradores” só têm o começo, e disso eles partem para uma história completa. Ela mesma diz que pertence a esse grupo.

Enfim, recomendo. O e-book custa US$ 11,99 (R$ 19, menos do que uma entrada de cinema).

Deixe um comentário

Arquivado em Junot Díaz, Zadie Smith

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s