Movimentos do mundo inteiro, uni-vos

O Estadão publicou uma entrevista longa e interessante com um Paulo Rabello de Castro. Ele é do Movimento Brasil Eficiente.

O MBE representa mais de 100 entidades de classe. Na lista dos apoiadores (link aqui ) há nomes como BM&F, Fiesp (e semelhantes outros estados), várias Fecomércios, Grupo RBS, Sociedade Rural Brasileira e outras agremiações poderosas. São os patrões.

Voltando ao Paulo Rabello de Castro. Não quero escrever muito sobre o que ele diz. Rapidinho: ele tem razão. Não dá para pedir redução de impostos porque o governo não vai diminuir gastos. O governo precisa da arrecadação para se financiar e acabou a conversa.

Ele propõe que se faça, então, uma simplificação fiscal – acabar com alguns impostos ruins, como o IPI, transformar o ICMS num imposto federal que seria distribuído para os estados, etc. “O consumidor vai ter uma visão total – aliás, horrorosa – de quanto paga de impostos no supermercado, na casa de material de construção”, disse.

Ou seja, os patrões estão usando uma tática de “marketing de guerrilha”. Eles querem que a população inteira se transforme em Felipes Netos e comece a esbravejar que “está na hora de mostrar para essa porra de governo que a gente voltou a ter força para lutar pelo que é justo”. Muy moderninho o MBE.

O que mais me surpreende é que os patrões, agora, se reúnem num “movimento”. Taí uma palavra que pode ter os significados mais distintos possíveis. Até pouco, o andar de cima fazia cara de quem bebeu leite azedo quando ouvia “movimento”. Agora incorporaram terminologia e conceito. É uma tática tão antiga quanto o mercado. Não há maneira mais eficaz de neutralizar uma ideia anti-establishment do que transformá-la em parte do próprio establishment. (Não tô condenando. Me dei conta disso lendo a entrevista dele e quis anotar aqui.)

O próximo passo é marcar a marcha da simplificação fiscal e buscar o apoio de algum ex-presidente que “compre” a causa.

Deixe um comentário

Arquivado em Economia, Paulo Rabello de Castro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s