No Brasiu a polícia chama a imprensa

Óbvio que a prisão do Dominique Strauss-Kahn mexeu com a França. Li no Estadão de hoje que uma das coisas que mais choca sãso as imagens dele preso. Sabe por quê? Porque na França é proibido fazer imagens (fotos ou vídeo) de pessoas presas.

Que diferença com o Brasiu. Aqui funciona assim: se a polícia prende alguém, chama a imprensa. Daí os policiais esperam a sala da imprensa ficar cheia de cinegrafistas e fotógrafos e então trazem o preso. Eles o colocam na frente de uma parede com o logo daquela delegacia ou daquela seção de polícia.

Os fotógrafos, às vezes, falam para o preso levantar o rosto. Às vezes usam jargão de policial: “levanta o rosto, vagabundo”, etc. Às vezes os policiais socam a barriga do preso para ele levantar o rosto.

Isso, claro, se for um “bandidinho” (leia-se “pobre”). Se for um policial que estiver sendo preso (o que não é tão raro assim, mas deveria ser muito mais comum), ele vai ser mantido muito longe de qualquer jornalista. A chance de ele ser fotografado é quase nula. Não tem nenhuma instituição mais corporativista do que a polícia. E isso faz um mal danado pra polícia.

Deixe um comentário

Arquivado em Polícia, Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s