Bin Laden virou piada

Meu primeiro emprego foi um estágio num órgão público. Uma das minhas funções era responder cartas de jornais e revistas. Eu redigia as respostas e entregava o papel para o responsável pelo fax. Esse era um senhor cuja função era ligar para o número, pedir o sinal de fax, apertar o botão e esperar o papel atravessar a máquina. Não me lembro o nome dele. Ele era muito calado, mas bastante simpático.

Eu não tinha computador, tinha que usar o que estivesse vago. E do lado do responsável pelo fax tinha um computador. Lá pelo fim de setembro de 2001 eu estava trabalhando perto do senhor do fax e ele resolveu quebrar o gelo comigo. Disse “será que você acha o Bin Laden aí nesse computador?”, e riu. Não entendi direito a piada, mas ri também, para ser simpático. Me dei conta que o Bin Laden tinha virado motivo para fazer graça.

Não foi só essa a piada sem graça que ouvi/vi sobre o Osama Bin Laden. Na época os Los Hermanos deixaram a barba crescer, e fizeram fotomontagens da banda com o terrorista no fundo como se fosse um “novo integrante”. O Caetano Veloso disse que o Bin Laden era um homem bonito e por isso recebi, por e-mail, algumas fotomontagens do Caetano Veloso com barba à Osama. No computador do Diretório Acadêmico da GV tinha uma tela de fundo de um Big Mac com uma barba saindo do meio. Era um anúnio “fake” de um MacLaden ou alguma coisa assim. Claro que houve outras tirações de sarro e esquetes com o Bin Laden, mas minha memória para piadas sem graça é limitada.

Consigo entender o porquê de tantas gracinhas com o terrorista. Ele era um Don Quixote do mal. Um herdeiro milionário completamente excêntrico lunático que apregoava guerra contra 1) a família saudita, 2) os judeus, 3) o Ocidente em geral e 4) os Estados Unidos em particular. Ele morava em cavernas e usava aquela barba desgrenhada. Era estranho demais. Estranho como um personagem da Escolinha do Professor Raimundo.

Deixe um comentário

Arquivado em Osama Bin Laden

Deixe uma resposta

