Abre os dados, comandante

A melhor notícia do jornal de hoje veio num canto de página, no último parágrafo de uma matéria cujo tema principal era outro. O comandante da PM de São Paulo quer abrir os dados dos distritos policiais para o público. (A reportagem era sobre a escolta de presos que, segundo o governador de São Paulo, vai ser feita por agentes da Secretaria de Administração Penitenciária, e não mais por PMs.)

São Paulo copiou o modelo de Nova Iorque para combater o crime. Começou a encarar seriamente pequenos delitos. Com isso aumentou em muito a população carcerária do Estado. Mas faltou essa parte fundamental da política nova-iorquina, a divulgação de dados. A justificativa é que a “publicidade” poderia atrapalhar a resolução dos crimes e colocaria as vítimas numa posição vulnerável. Mentira. Os nomes dos suspeitos ou das vítimas não interessam. Importante é saber onde os crimes são cometidos. Se sei que num triângulo de ruas na Liberdade aconteceram vários furtos na semana passada, ficarei mais atento ao passar por lá. Ou não passo mais por aquele canto. E quem mora ou trabalha nesse lugar pode chiar com mais propriedade.

Esses dados existem. São disponibilizados àqueles que têm acesso ao Infocrim, sistema informatizado da polícia. Mas os governantes de São Paulo escondem.

Rua Conselheiro Furtado, na Liberdade

O G1 tenta fazer um mapa deles, com contribuições de internautas que enviam informações. Está nessa página. No mapa dá para ver que na Liberdade, no triângulo das ruas Conselheiro Furtado, Tamandaré e da Glória aconteceram pelo menos três assaltos.

Deixe um comentário

Arquivado em Crime

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s