Ann Beattie é para americanos

Não gostei da coletânea de contos da Ann Beattie na New Yorker. Os achei americanos demais. Talvez seja mais preciso dizer que os personagens são muito brancos, excessivamente costa leste americana, sempre liberais (no sentido em Inglês da palavra).

Entendo que a intenção dela, em parte, é mostrar como são bobas as vidas dos personagens. Mas esse parece ser o único tema. A repetição de cenários enche o saco (Nova Iorque intercalada com alguma cidadezinha da costa lesta dos EUA). Quase sempre o fim é um momento meio reflexivo, como nos filmes dos irmãos Coen (“Onde os Fracos Não Têm Vez” terminava com o Tommy Lee Jones descrevendo um sonho). Os personagens são profissionais liberais (professores de faculdade, produtores de cinema, advogados) ou então pessoas sem rumo (gente que só fuma maconha o dia inteiro, caras que abandonaram universidades prestigiadas para viver na fazenda, essas coisas).

Mas o que realmente incomoda é a repetição de histórias de separação. Quaso todos os personagens são ex-casais. Mesmo nos contos que não têm esse tema central aparecem alguns romances extraconjugais. Esses momentos com outro foco são os que mais gostei. Histórias como Second Question e The Lawn Party,

Como já tinha dito aqui antes, essa escritora descreve o fim do sonho hippie dos baby boomers. E essa geração, a da própria autora, continua sendo retratada pelas décadas seguintes. É curioso ver que os personagens sem rumo, perdidos, vão se tornando mais escassos. Também é curioso ver como a Aids aparece num conto de 91 (já citei ele aqui, o Second Question) – uma sentença de morte rápida e trágica.

Achei essa ilustração numa matéria sobre a autora no WSJ.

Talvez eu gostasse mais dela se tivesse lido os textos ao longo de três décadas, como foram publicados e não numa tacada só. Não recomendo.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s