Menos matrículas pra menos pessoas

A Folha noticiou que um quarto dos aprovados na USP não fez a matrícula. É muita coisa. O curso de fonoaudiologia em Bauru, que oferece 40 vagas, teve 39 desistências. Alguns entrevistados atribuem isso a fatores extra-USP: aumento de vagas em outras universidades públicas, ProUni e outros mecanismos de financiamento e ao Sisu (sistema que permite a um estudante concorrer a vagas em diferentes faculdades com uma mesma prova, o Enem).

Faz sentido. Mas acho que tem um outro motivo extra-USP que também contribui pelo menos um pouco para essas desistências todas. É uma mudança na estrutura etária da população.

Aqui está a pirâmide etária do Brasil. Dá para selecionar os dados por região (Norte, Nordeste, etc.) e por área urbana ou rural. Não tem os números absolutos, só as porcentagens. Mas mesmo assim é legal.

Já que a gente tá falando da USP, selecionei a população urbana do Sudeste do país (sim, eu sei que gente do Brasil inteiro presta Fuvest, mas preciso simplificar um pouco). A faixa de 15-19 anos, à qual pertencem os vestibulandos de 2011 (existem vestibulandos de 60 anos. Meu tio dessa idade acabou de entrar em Direito na USP. De novo, é uma simplificação), concentra 8,162% do total. A faixa de 20-24 é maior: 8,748%. Uma diferença de 0,586%. Parece pouco, mas se for levado em consideração que são 80 milhões de pessoas no Sudeste, essa é uma diferença de umas 468 mil cabeças.

Esse mato vai ficar mais vazio

Um outro número da Fuvest também chama a atenção. Durante quatro anos (de 2007 a 2010) a quantidade de vestibulandos diminuiu. Ou seja, cada vez menos gente prestou esse vestibular. A notícia de hoje é que cada vez menos gente efetivou a matrícula. Basicamente é a mesma tendência: menos gente. Até agora só tivemos bons resultados com essa queda de natalidade (menos homicídios e mais facilidade para entrar no ensino superior). Mas não sei se no futuro teremos problemas. Quero esperar pra saber!

Deixe um comentário

Arquivado em Pirâmide etária, USP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s