Araguaia a conta-gotas

Durante o carnaval uma Veja de 78 caiu na minha mão. Uma das principais matérias era sobre a guerrilha do Araguaia. Não vou descrever o que aconteceu em Ximbioá, isso já foi feito zilhões de vezes. O que acho curioso é como a primeira notícia apareceu – a ditadura derrotou o PC do B em 74, quatro anos antes da reportagem da Veja.

Há algumas imprecisões na matéria (falava-se em 10 mil homens do exército. Fui consultar o livro do Gaspari, que fala em muito menos: 3 mil. Ainda assim era uma diferença brutal de forças se comparado ao contingente de guerrilheiros). Mas nada grave. A história foi mais ou menos repetida de 78 pra cá. Já se sabia do Oswaldão, mas nenhuma palavra sobre o Major Curió. O José Genoíno, então com 32, deu uma entrevista. Vou juntar algumas frases dele:

Outra Veja, o crédito da foto é do Movimento.

“Chegou a hora” – “Nos primeiros dias de abril ficamos sabendo da presença de desconhecidos na região, que procuravam pelos ‘paulistas'”, recordou para a Veja, no mês passado, o ex-guerrilheiro José Genoíno Neto. (…) “Eu estava ligado ao destacamento do Oswaldão, morando na Gameleira, (…) e no da 15 soubemos que o exército atacara a região, fazendo prisões em Xambioá”. Segundo o Genoíno, “Chegou a hora” era a frase que mais se repetia. Ele disse isso à Veja, em 78, e décadas mais tarde, de novo, para o Gaspari.

Recentemente a Folha colocou todo o acervo online. É um ótimo instrumento, não deixem de visitar. A primeira ocorrência das palavras “Guerrilha” e “Araguaia” são de uma reportagem de 1970 sobre um plano de “subversivos”. Em 1970 já havia militantes na mata, mas eram poucos. Essa primeira matéria, portanto, é anterior à guerrilha.

A segunda ocorrência é a mais curiosa. Aparece em um texto pago por uma associação ruralista do Mato Grosso. São duas colunas para falar mal de um padre francês. Aproveitam para falar da guerrilha que “não é só em Santa Terezinha mas em toda a região do Araguaia”. É do dia 16 de março de 72. Nessa época o exército estava mandando tropas para a região.

Dá uma olhada aqui.

Deixe um comentário

Arquivado em Araguaia, Gaspari, Tortura, Uncategorized, Veja

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s