Compilação da Ann Beattie é compilação de ironias aos contemporâneos da autora

Tenho um pouco de vergonha de contar, mas lá vai: sou muito influenciável por listas de melhores do ano. São fontes simples para saber de livros ou discos ou filmes. E como já deu certo algumas vezes, tento repetir a experiência.

Dos cinco melhores romances de 2010 segundo o NY Times, já li dois (Freedom e A Visit From the Goon Squad). Um terceiro está no meu kindle. É uma compilação de contos de uma escritora chamada Ann Beattie. Os textos foram originalmente publicados na New Yorker, entre 1974 e 2006. Ainda estou em 30% do livro (o kindle fala em percentagens, e não em páginas), na década de 70. Falta muito mais da metade para acabar, mas mesmo assim queria comentar.

Não conhecia a Ann Beattie. Comprei por causa da indicação, como já falei acima, mas depois fui ver alguma coisa sobre ela na internet. Não achei muito, mas vi que ela nasceu em 47, e portanto ela é uma baby-boomer. Em 74, data do primeiro conto publicado na New Yorker, a euforia hippie já havia passado nos EUA e a geração parecia viver uma ressaca dos anos paz e amor. Essa ressaca parece ser o tema central das histórias dela.

Engraçada e séria! Roubei essa foto do finado Papercuts, que foi integrado ao Arts Beat


Quase todos os personagens passaram por separações traumáticas. Claro que toda separação deixa marcas, mas as pessoas dos contos da Ann Beattie parecem sofrer para sempre por isso. Elas perderam um pouco da racionalidade, e se envolvem em relações novas e estranhas ou ficaram amarguradas e entediadas ou agem por inércia ou perderam um pouco a gana de viver. Talvez tenha sido isso mesmo o começo dos anos 70. A autora tira sarro da autocomiseração dos personagens, certamente parecidos com pessoas que ela realmente conhecia, e ela faz isso bem. Ainda tenho 70% pela frente. Tomara que continue assim.

1 comentário

Arquivado em Ann Beattie

Uma resposta para “Compilação da Ann Beattie é compilação de ironias aos contemporâneos da autora

  1. Pingback: Ann Beattie é para americanos | Dois braços esquerdos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s