O lado ruim da queda das taxas de homicídio em SP

Se você quiser entender a taxa de homicídios em São Paulo, leia O Homem X, do jornalista do Estadão Bruno Paes Manso. O grande mérito do livro é que ele falou diretamente com assassinos. Ele foi atrás de advogados de defesa, e por meio deles chegou até caras que estavam acostumados a matar (e, também com a morte de amigos e parentes).

Hoje a gente comemora um índice de mais ou menos 10 homicídios para cada 100 mil habitantes. O Homem X se passa na época em que as taxas eram altíssimas. O tráfico em São Paulo era dominado por pequenos bandos, independentes e inimigos. E havia uma escalada nos homicídios. Estilo máfia clássica mesmo. Os moleques do bairro tal matavam um cara do bairro vizinho. Daí vinha a vingança. Isso foi fazendo com que as taxas subissem a níveis inimagináveis.

Outra coisa que levantava os números: a estrutura etária da cidade. As taxas de natalidade em São Paulo começaram a cair lá pelos anos 90. O que significa que em 2000 a população com idades entre 15 e 25 (a mais vulnerável) era muito, muito grande. Hoje essa população tem entre 25 e 35. É uma geração, a minha, que faz uma “onda” na pirâmide etária. E essa onda, por onde passa, faz estrago. O estrago maior foi esse, dos homicídios.

Isso tudo é mais ou menos dito nos jornais. Mas tem um dado que não é publicado. O PCC é responsável pela queda nas taxas de homicídio. O PCC nasceu em 1993, na cadeia. Por anos e anos a ação deles era restrita ao xadrez. Mas já faz algum tempo eles dominam pontos de tráfico importantes da cidade. E acabou com aquelas disputas entre pequenos grupos que elevavam o número de assassinatos. E isso é péssimo.

Deixe um comentário

Arquivado em Homicídio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s