‘O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem’

Esse vídeo é um trecho de um documentário chamado Town Bloody Hall. É uma discussão entre o Norman Mailer e uma feminista. O trecho do vídeo é bem interessante. Uma pessoa da plateia diz ao NM que em um dos livros dele (o mais famoso, The Naked and the Dead) há uma passagem em que ele diz que não só os homens são superiores às mulheres como há homens que são superiores a outros homens! – e mais, esses homens superiores aos outros homens é que deveriam governar! Isso, segundo a mulher da plateia, é simplesmente fascista.

O Norman Mailer responde que não, não foi ele que disse isso. Foi um personagem dele. E há uma diferença brutal entre o que diz um personagem e o que diz um autor.

Tô escrevendo isso por causa do discurso da Dilma na posse. Ela citou duas vezes um “poeta” da terra dela. O tal poeta era o Guimarães Rosa. É estranho chamar o Guimarães Rosa de poeta. Nem sei se ele escreveu poesia. Mas ele é, essencialmente, um contista e um romancista. Ele escreve prosa.

Mas o mais importante: não foi o Guimarães Rosa quem disse as frases repetidas pela Dilma. Foi um personagem dele, o Riobaldo. O Riobaldo que diz “Nonada”, o Riobaldo que diz “viver é muito perigoso” e é o Riobaldo que diz “o correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”, que foi a frase que a Dilma citou.

A frase é bonita. E seria mais bonita se ela tivesse dito “como o Riobaldo disse, ‘O que ela quer da gente é coragem'”.

1 comentário

Arquivado em Dilma, Norman Mailer

Uma resposta para “‘O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem’

  1. Assisti a um trecho dessa discussão relatada entre o Norman Mailer e a feminista, resolvi procurar na internet e acabei nessa sua ponderação. Super interessante. Acho que Mailer é um cara que merece (muito) ser lido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s