A Mulher dos Cinco Elefantes

A Mulher dos Cinco Elefantes. (Die Frau mit den 5 Elefanten, Vadim Jendreyko). Ah, agora sim, finalmente uma sessão para me deixar empolgado com essa Mostra.

Esse documentário mistura o universo dos romances russos com o da Segunda Guerra. É sobre a vida de uma ucraniana chamada Svetlana, tradutora de Russo para Alemão que fugiu para a Alemanha. A maneira dela falar lembra muito o jeitão dos romances russos do século 19. Ela faz digressões que poderiam muito bem estar em um romance – ela fala sobre cebolas, sobre roupa limpa, sobre outras coisas simples e extrai disso reflexões complexas, que precisam de tempo para serem digeridas. Nesse aspecto, A Mulher dos Cinco Elefantes lembra um pouco Terra Deu, Terra Come. Terra Deu, Terra Come remete ao universo do Guimarães Rosa sem citar diretamente o escritor. O filme alemão não é sobre Dostoiévski, mas como a própria personagem do documentário diz, não se traduz os cinco elefantes impunemente (Crime e Castigo, Irmãos Karamazóv, O Idiota, Os Demônios – ou Os Possessos – e O Adolescente).

A Svetlana era filha única. O pai era um fazendeiro ucraniano. O regime stalinista o prendeu. Ele foi torturado no xadrez. Foi um dos pouquíssimos perserguidos políticos que saiu da cadeia. Morreu um ano e meio depois, das porradas que tomou na prisão. Quando os alemães ocuparam o país, ela colaborou. Essa é a palavra. Não quero demonizá-la. Acho compreensível que a filha de um perseguido do Stalin na Ucrânia tenha aderido aos ocupantes. O diretor não é “bonzinho” com ela quando esse assunto emerge. Ele a pressiona, sem ser indelicado.

Ela ajudava os oficiais alemães traduzindo para eles. Trabalhou num gabinete dos nazistas na Ucrânia. Quando ficou claro que os alemães iam ser derrotados, ela não tinha outra opção a não ser fugir da Ucrânia. Desde 1943 ela não voltava para o país natal. O filme acompanha essa visita depois de todos esses anos.

Por esse tipo de filme que a Mostra vale a pena.

1 comentário

Arquivado em A Mulher dos Cinco Elefantes, Cinema, Documentário

Uma resposta para “A Mulher dos Cinco Elefantes

  1. M

    estve assistindo esse filme ou documentario no canal cultura quinta-feira e achei lindissimo por isso estou pesquisando mais um pouco na internet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s