Estado de espírito vale alguma coisa? Vale

Às vezes jogo de tênis é um porre. Noutras é sensacional. Uma das coisas mais legais desse esporte é que o estado de espírito, a “moral”, influencia o desempenho dos atletas radicalmente. Mais do que em qualquer outra competição. Se um deles fica um pouco mais nervoso, pode perder a concentração enquanto serve, perde um ponto, dois, três, game e… já era. O adversário cresce, ganha confiança na mesma velocidade que o outro diminui. Claro que existem jogadores tão excepcionais que aguentam uma maré ruim de um set sem se abalar.

Tô escrevendo isso por causa dessas eleições. Acho que nunca vi uma mudança tão radical de estado de espírito. O Serra, no primeiro turno, era grave, taciturno, desanimado. Dava a impressão de um jogador acuado, esperando o match point do adversário (juro que não escrevo mais metáforas). A Dilma, durante grande parte da campanha no primeiro turno, esteve exuberante. Claro que por ser iniciante ela tinha um nervosismo evidente, formulava respostas hesitantes e frases sem sentido. Mas, essencialmente, ela tinha uma leveza de espírito que faltava aos adversários. Isso, claro, até o dia das eleições. De lá pra cá, aparentemente, a situação se inverteu. O Serra está mais confiante para mostrar quem ele é. Com a melhora dele nas pesquisas, a moral dele está indo para o alto. E a Dilma faz o caminho oposto. Logo após o primeiro turno ela estava arrasada. Era evidente.

Será que essa coisa tão imaterial que é o estado de espírito do candidato realmente faz alguma diferença? Faz. Ainda mais agora, com apenas dois no páreo. Nessa campanha isso é evidente. Em todos os livros de guerra que li os comandantes sempre se preocupam com a moral dos homens. Vencer uma batalha serve para animar os soldados, entre outras coisas.

Um palpite. Acho que ainda há chance de isso virar mais uma vez. Vi um trecho da reunião da Dilma com os intelectuais no Rio. Foi o melhor momento dela desde a virada do mês. Ouvi falar que há pesquisas em que ela aparece melhor.

1 comentário

Arquivado em Dilma, Política, Serra

Uma resposta para “Estado de espírito vale alguma coisa? Vale

  1. Caraca ! tava pensando nisso ontem mesmo. Como o Serra deu essa virada ? De casmurro para sorridente. Agora tem até o coração leve ! Virou o Zé. Aquele que foi pobre e venceu na vida. Quanta demagogia ! Tsc tsc…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s