Toma, Ciro Gomes

O Ciro Gomes assumiu uma parte da campanha da Dilma Roussef. Começou decendo o cacete na tucanalha. Vi, na internet, uma entrevista que ele deu a uma emissora nordestina. E li a entrevista dele na Folha de S. Paulo. Nas duas ele ataca o PSDB. Uma das coisas que ele diz é que os tucanos fizeram maracutaias durante as privatizações. E daí ele emenda: o Elio Gaspari chama aquilo de “privataria”, mistura de privatização com pirataria.

O Elio Gaspari não deve ter gostado de ver seu neologismo como arma. Tanto que hoje ele se saiu com essa:

A FALTA DE TASSO
Depois de ter trabalhado por muitos caminhos e em todos os portos para derrotar Tasso Jereissati no Ceará, Ciro Gomes disse que ele “fará falta”.
Entre 1890 e 2002 a família Ferreira Gomes, poderoso clã de Sobral, governou a cidade em cinco ocasiões. Tasso desmunicipalizou os Gomes e abriu o caminho para que Ciro governasse o Estado. Em 2006 seu irmão, Cid, foi para a cadeira, reelegendo-se no dia 3. Com isso, os Ferreira Gomes acumularam, pelo voto, uma proeminência na política cearense só comparável à das famílias da República Velha.
O deputado federal mais votado do Ceará, com 246 mil votos e 22 anos, é o filho do vice-governador eleito e atual presidente da Assembleia Legislativa. Atrás dele veio José Nobre Guimarães, do PT, nacionalmente famoso desde 2005, quando um de seus assessores foi preso com R$ 200 mil numa mala e US$ 100 mil na cueca.
Ciro Gomes tem razão, Tasso fará muita falta.

Não. O Ciro Gomes e o Gaspar estão errados. O fracasso do Tasso Jereissati nas urnas foi uma das poucas boas notícias do último domingo. Se os Gomes são uma família com proeminência política comparável à das famílias da República Velha, os Jereissati não ficam atrás. O Tasso Jereissati é filho de um outro político cearense, o Carlos Jereissati. Na grande Fortaleza tem uma cidade que se chama Jereissati. Não digo que o clã dos Gomes é mais nobre ou menos sedento de poder ou mesmo menos corrupto. Para ser sincero, não tenho ideia. Mas um clã a menos é sempre uma boa notícia.

Deixe um comentário

Arquivado em Brasil, Ciro Gomes, Gaspari, Tasso Jereissati

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s