Ressuscita-me!

A Cosac lançou Ressurreição, do Tolstoi. Direto do Russo para o Português, o que foi determinante para minha decisão de adquirir o livro. A edição, como todas da Cosac, é linda e bem cuidada. E estava em promoção.

O começo é ótimo. Mas não esto conseguindo passar da segunda parte – modorrenta, difícil de avançar, minuciosa em detalhes cuja importância ainda não consigo vislumbrar. O pior do livro é que já dá para ver que essa história vai dar em Deus.

A gente sempre tem uma expectativa quando vai ver um filme ou ler um livro ou ouvir uma música. É por causa de uma resenha, de uma obra anterior do mesmo autor, por algo que se ouviu a respeito, etc. Acho que o fato de a vida do Tolstoi ser tão conhecida fez com que eu apanhasse esse livro com menos entusiasmo que em vezes anteriores – à medida que ele foi ficando velho, foi ficando mais religioso. Guerra e Paz e Anna Karênina já têm um final com moral cristã. Ressurreição tem o próprio título que remete à religião. E estou com medo de avançar numa história onde a metafísica salve os personagens. Vou querer o meu dinheiro de volta.

De qualquer forma, é bom voltar a ler um romance russo do século XIX. Eu não lia um desde que acabei Guerra e Paz, há quatro anos (estou desconsiderando Memórias do Subsolo, que é curtinho).

PS: Título da nota em homenagem às festas do Tiaguinho no Internet Point, que eram bem bacanas.

Deixe um comentário

Arquivado em Literatura, Ressurreição, Tolstoi

Deixe uma resposta

