Ressuscita-me!

A Cosac lançou Ressurreição, do Tolstoi. Direto do Russo para o Português, o que foi determinante para minha decisão de adquirir o livro. A edição, como todas da Cosac, é linda e bem cuidada. E estava em promoção.

O começo é ótimo. Mas não esto conseguindo passar da segunda parte – modorrenta, difícil de avançar, minuciosa em detalhes cuja importância ainda não consigo vislumbrar. O pior do livro é que já dá para ver que essa história vai dar em Deus.

A gente sempre tem uma expectativa quando vai ver um filme ou ler um livro ou ouvir uma música. É por causa de uma resenha, de uma obra anterior do mesmo autor, por algo que se ouviu a respeito, etc. Acho que o fato de a vida do Tolstoi ser tão conhecida fez com que eu apanhasse esse livro com menos entusiasmo que em vezes anteriores – à medida que ele foi ficando velho, foi ficando mais religioso. Guerra e Paz e Anna Karênina já têm um final com moral cristã. Ressurreição tem o próprio título que remete à religião. E estou com medo de avançar numa história onde a metafísica salve os personagens. Vou querer o meu dinheiro de volta.

De qualquer forma, é bom voltar a ler um romance russo do século XIX. Eu não lia um desde que acabei Guerra e Paz, há quatro anos (estou desconsiderando Memórias do Subsolo, que é curtinho).

PS: Título da nota em homenagem às festas do Tiaguinho no Internet Point, que eram bem bacanas.

Deixe um comentário

Arquivado em Literatura, Ressurreição, Tolstoi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s