Marina, uma conservadora

Ouvi uma vez que o primeiro grande encontro de ecologistas foi patrocinado pelo Salazar, ditador português. E que, historicamente, a pauta da preservação ambiental sempre foi muito mais da direita do que da esquerda.

A Marina, que é cria das comunidades eclesiais de base, que se formou como política no PT, herdeira do Chico Mendes, “endireitou”. Ontem, em Nova Iorque, ela defendeu a independência do Banco Central. Ela disse que na prática já existe uma independência, mas que é preciso formalizar isso. E mais: acha que para controlar a inflação, o governo deveria lançar mão de taxa de juros e de cortes no orçamento. Ou seja, ela está defendendo diminuir o tamanho do Estado. (Se eu não me engano – e eu me engano muito – nem mesmo o PSDB acha que é preciso diminuir os gastos, eles acham que é preciso reavaliar os gastos, principalmente com pessoal, e redirecioná-los.)

Mas não é só isso. Além de ser a favor da independência do Banco Central, ela já deixou claro que é contra o casamento gay e o aborto, questões que mexem com o cotidiano dos brasileiros e que, hoje, são tratadas pela lei como se estivéssemos no século XIX.

Pelo jeito, a Marina é uma conservadora na floresta, na política econômica e nos costumes. Mas mesmo assim, ela consegue ter uma imagem de “alternativa”. Conheço gente meio hippie, meio de esquerda, determinada a votar na Marina. Talvez pela história dela. Ou talvez por ela não ser nem do PT e nem do PSDB. Ou então os eleitores dela sabem que a chance de ela vencer é pequena, e por isso não têm medo de votar na Marina. Ou, o mais certo, é uma mistura disso tudo.

Deixe um comentário

Arquivado em Brasil, Marina Silva, Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s