Te procuro na Rússia

Porque hoje li uma nota falando que a AOL vendeu o ICQ para uma empresa russa. O ICQ é extremamente popular na Rússia, e um cadáver nos outros cantos do mundo. Há uns dez anos o ICQ era o programa de conversa instantânea. Depois o MSN ficou mais famoso e agora acho que todo munda usa o chat do Gmail mesmo.

Achava legal a maneira como nós, brasileiros, costumávamos nos referir ao ICQ. O nome é ICQ, que em Inglês soa como “I seek you”. Mas a gente falava “i-cê-quê” mesmo, num dos raros casos de incorporação. Não me lembro de outros. A gente fala “ai-pod”, e não “i-pod”, por exemplo. Se bem que o mais comum é ouvir “gê-mail”, e não “ji-mail”. Só para constatar, eu prefiro sempre as formas abrasileiradas de pronunciar. Acho que falar o nome em Inglês correto é cafona.

Voltando ao assunto, essa história deveria servir para o Orkut. O Orkut é para brasileiros o que o ICQ é para os russos. Quando o site de relacionamentos começou a explodir aqui, os gringos abandonaram. Aliás, houve até uma semi-polêmica quando pessoas de outros países começaram a não gostar da “invasão brasileira”. Achei curioso o fato de um software fazer muito sucesso num país só.

A AOL fez o lógico. Se a Google for esperta, faz o mesmo.

Deixe um comentário

Arquivado em ICQ, Orkut, Tecnologia, Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s