Then I saw her face. Now I’m a Believer

Depois de muita paquera, botei minhas mãos numa The Believer. É a edição Março/Abril deste 2010. Especial sobre filmes, o que, acho, acontece uma vez por ano.

Fiquei um pouco frustrado. As pautas são boas. São muito boas. Mas os textos não.

Logo de cara li uma matéria sobre cinema iraniano. Começava super bem. O autor (que deu aulas em Teerã e esteve lá mais de uma vez) soube que Shrek faz um sucesso enorme no Irã. Mas não o Shrek que eu e você vimos. Os iranianos fazem uma dublagem com um novo roteiro. E existem várias e várias versões de Shrek, com diversos roteiros. A matéria prometia.

Mas de repente ela cai. O autor, um Brian T Edwards, começa a falar do cinema iraniano. Que eu e você já conhecemos – Kiarostami, Makhmalbaf, esses caras. Ele explica quem são – como se quem lesse a The Believer já não estivesse careca de saber quem é o Kiarostami. E diz que esses cineastas iranianos não têm, lá, o mesmo significado que têm no “Ocidente” (desculpe, Edward Said). Aqui eles seriam anti regime., nem tanto. E daí o autor, o tal Brian T Edwards, faz um paralelo entre o Shrek que nós conhecemos e o Shrek que eles conhecem.

Se ficasse por aí, tudo bem. O problema é que ele entra em picuinhas teóricas com outros acadêmicos sobre o Kiarostami e o Makhmalbaf, esses caras. A maior parte do artigo é sobre essas minúcias sobre os filmes dos caras consagrados.

Eu não agüento mais ler ou ver coisas sobre esses iranianos figurões. Quero é saber do Shrek nas periferias de Teerã. Baita oportunidade desperdiçada. Ele poderia ter falado mais de alguma coisa inusitada, diferente, que ninguém ouviu antes. Mas preferiu mostrar como entende de Kiarostami.

Já já falo das outras reportagens que não me deixaram tão feliz como eu queria ficar.

Deixe um comentário

Arquivado em Cinema, Jornalismo, The Believer, Uncategorized

Deixe uma resposta

