The Talk of Town

O IPad é o Talk of Town. Em todos os cantos só se lê sobre o tal do novo gadget. Hoje de manhã li uma coluna no Estadão e uma outra na Folha sobre o tema (uma no Caderno 2 e a outra no Folhateen). Vou demorar para ver um IPad e talvez eu nunca tenha um. Não sei dizer. Mas acho que entendi bem qual é o propósito da novidade. É para levar para cagar. Pelo menos é o que diz a Slate.

Uma coisa me deixou curioso, no entanto. Não me lembro mais onde li o que vou narrar agora. Mas aparentemente o conteúdo para o IPad vai ser pago. Quero dizer, se o dono quiser o jornal dele na tela, vai ter que pagar uma mensalidade ou comprar avulsamente. E se quiser um livro também vai ter que desembolsar. Estão dizendo que no novo aparelho não dá para conseguir essas coisas sem pagar. E que a noção de que a informação deve ser livre vai sair de moda (parabéns para o Metallica!). Mas não dá para burlar? Não dá para piratear?

No Kindle roda um software próprio – mais ou menos como no IPod toca um arquivo ACC. E no começo era preciso comprar um arquivo nesse software. Acho que funcionava mais ou menos assim: se você quisesse ler o livro do Paulo Coelho no Kindle era preciso comprar o arquivo. Mas depois de um tempo foi possível transformar um arquivo PDF em um arquivo do Kindle e desde então a humanidade foi muito mais feliz. Não vai acontecer a mesma coisa com o IPad? Alguém que entende de tecnologia sabe dizer?

1 comentário

Arquivado em Internet, Novidade, Tecnologia

Uma resposta para “The Talk of Town

  1. Domenica

    Ah, tô desanimada com o IPad. Mesmo que seja pra levar na hora de cagar não vai facilitar mta coisa, pq é grandinho. Agora esse lance de ‘cercear’ os conteúdos tá com tudo! Prova real vai ser a qtd e gama de processos por danos morais (ou direitos de resposta) que rolarão durante as eleições.

    Como não manjo de tecnologia, vou fazer uma pergunta pra vc Felipe: já consultou a Nina sobre o tema?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s