Com o que se preocupam os fabricantes de margarina

As agências de publicidade sacaram que vale a pena fazer campanhas intitucionais valorizando a auto sustentabilidade, a consciência ecológica e outras abstrações nas marcas de seus clientes. Há anos um grande banco martela na cabeça dos clientes potenciais e efetivos que ele se preocupa com a natureza e oferece sacolas de pano e nos conta que eles reciclam o papel que eles usam, etc… O vice da Marina é presidente de uma enorme empresa de cosméticos. E hoje o meu jornal veio cheio de publicidade de uma fabricante de margarina que dizia para eu apagar as luzes num determinado horário.

Será que isso realmente cola? Não conheço nada de marketing. Então minha opinião é de um leigo. Aí vai ela: não. O negócio dos bancos são altas taxas de juros, o da empresa de cosmético é vender batom e o da fabricante de margarina é vender margarina. Eu não escolho onde vou pegar empréstimo ou qual esfoliante vou usar (se eu usasse) ou qual margarina escolho por conta das supostas preocupações dos fabricantes – que eu acho bem cínicas, aliás.

Mais: essa pauta da preservação da natureza (que é historicamente da direita, é sempre bom lembrar) parece estar eclipsando qualquer outro tipo de pseudo preocupação extra lucro dos empresários. O Ford, por exemplo, queria que o trabalhador dele levasse uma vida ordeira, mas digna. Ele pagava muito mais do que os outros patrões, mas tinha um departamento social da montadora que ia lá ver se neguinho não tava enchendo a cara. A C&A tinha programas de auxílio em regiões pobres. Mas parece que agora a onda é se preocupar com o meio ambiente e nada mais. Tá ficando muito monótono.

Deixe um comentário

Arquivado em Marketing

Deixe uma resposta

