A primeira vez como tragédia, a segunda como farsa

Esse artigo aqui, The Shame Cycle, é bem duvidoso.

Mesmo duvidoso, é super interessante. Basicamente, a articuladora diz que de agora em diante nós viveremos um período mais conservador em relação ao sexo, principalmente por parte da mulheres. Por quê? Porque até agora vivíamos uma era “progressista” no quesito, em que era admissível transar casualmente numa boa.

Ela pinça exemplos de livros e entrevistas para sustentar o argumento. E diz que historicamente foi assim – houve uma crescente liberalização a partir dos anos 60 para ter um pico nos anos 70 e, de repente, nos anos 80, as mulheres ficaram mais pudicas.

Sim, aparentemente houve uma liberalização sexual nos 60 que retrocedeu nos 80. Mas na década de 60 apareceu a pílula e na de 80, a Aids. Não estou falando que esses dois acontecimentos determinaram os costumes. Mas certamente tiveram alguma influência. Nada se fala a respeito disso no artigo.

E nem sempre a história se repete. E, se isso acontece, a segunda é como farsa.

PS: A Slate é um dos melhores lugares da internet. Acho que se formos levar em conta sites que não têm seus correspondentes reais (digo em papel), a Slate é provavelmente a melhor.

Deixe um comentário

Arquivado em Internet, Polêmica, Sexo, Slate

Deixe um comentário