Festival do documentário de guerra no Youtube

Já havia lido muitos textos sobre O Triunfo da Vontade, mas nunca tinha visto o filme. Ele está na íntegra, com legendas, no Youtube.

O filme é plasticamente bonito, com tomadas grandiosas das pessoas, das multidões, das nuvens, da cidade onde o partido nazista fazia seu encontro, das marchas etc. É claro que é tudo encenado, mas não deixa de ser impressionante e um pouco amedrontador.

PS: O melhor texto sobre a Leni Riefenstahl é o da Susan Sontag, Fascinating Fascism. Está aqui: http://www.history.ucsb.edu/faculty/marcuse/classes/33d/33dTexts/SontagFascinFascism75.htm

Falando da Susan Sontag, um filme que ela gostava era esse Listen to Britain, de 19 minutos, que está na íntega no YouTube

O diretor chama-se Humphrey Jennings. Ele gravou vários documentários mostrando o esforço de guerra dos ingleses. Esse é o mais famoso. São apenas sons e imagens de pessoas indo trabalhar, se divertindo como podem e tocando a vida.

A guerra está presente o tempo inteiro (o filme é de 42): os agricultores olham os aviões de binóculos, os soldados canadenses cantam e conversam enquanto esperam ser chamados, os trabalhadores carregam seus capacetes.

Mas também vemos as pessoas indo dançar, paquerar, frequentam shows. A mensagem aqui é óbvia, a ideia é incentivar os ingleses a tocar a vida, apesar dos bombardeios e das privações da guerra. Mas é muito bem feito.

O último de guerra, A Batalha de San Pietro foi dirigido pelo John Houston.

A abertura é sensacional. Ele narra, em off, que a região de San Pietro, na Itália, tem uma vegetação verde, um passado arquitetônico relevante e que os filhos da região têm um futuro brilhante. E as imagens mostram os campos arrasados, igrejas destruídas (ele ainda diz: note que interessante esse portal) e uma jovem morta na terra. Daí ele concluí: mas não nesses anos. É de arrepiar.

Depois ele mostra a infantaria americana tomando San Pietro. Também vi algo inédito. Eu nunca tinha visto um exército de verdade avançando. Essa foi uma batalha muito sangranta, o exército americano perdeu muita gente. E o filme mostra os soldados morrendo em campo, é bastante perturbador.

About these ads

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Festival do documentário de guerra no Youtube

  1. a guerra tem uma beleza perturbadora.
    qdo documentada, chega a ser sedutora.

    ‘o triunfo da vontade’ assistindo junto de ‘olimpia’ são assustadores tamanho o imperativo de suas tomadas.
    leni é a mãe dos publicitários, rs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s